Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

O Minist√©rio da Sa√ļde informou que vai enviar doses de vacinas contra dengue para mais 29 munic√≠pios nos próximos dias.

foto: Reprodução Internet

foto: Reprodução Internet

O Ministério da Saúde informou que vai enviar doses de vacinas contra dengue para mais 29 municípios nos próximos dias. O novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades j√° receberam os imunizantes.

A vacinação contra a dengue começou neste m√™s e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, ser√° ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em √°reas de com alta incid√™ncia da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.

A restrição de regiões que vão receber a vacinação foi feita diante das dificuldades apresentadas para produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. A partir da entrega de mais carregamentos, a vacinação ser√° ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Ag√™ncia Nacional de Vigilância Sanit√°ria (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.

Pelo menos seis estados j√° declararam situação de emerg√™ncia devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goi√°s e o Distrito Federal estão na lista.

Por; Soares Muller

Fonte: Agência Brasil