Hospital de Câncer planeja modernizar radioterapia em 2025

Instituição deve assinar contrato com o Ministério da Saúde até dezembro; novo acelerador linear virá da Holanda e será de última geração

Hospital de Câncer planeja modernizar radioterapia em 2025

Meses após a corrida contra o tempo para conseguir recursos para a compra de um novo aparelho de radioterapia, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) parece ter conquistas a comemorar. Isso porque a instituição está em fase final da pactuação com o Ministério da Saúde para a compra do novo equipamento. A assinatura do convênio deve acontecer até dezembro.

O administrador do HCAA, Amilton Fernandes Alvarenga, relata que a compra do aparelho já está mais de 90% encaminhada, e a assinatura só não foi feita há cerca de dois meses por conta do período de campanha eleitoral. Alvarenga destaca que o convênio já foi autorizado e o valor já foi empenhado.

"Já está nessa, porque são nove fases para você conseguir esse dinheiro. Nós estamos entrando na nona, que é a assinatura. Então, assim, o legal do equipamento, em comparação com a obsolescência [do atual], são os recursos que essa nova máquina tem", comentou o administrador.

O atual acelerador que está em funcionamento no hospital foi criado em 2010 e comprado por uma instituição de Goiás, que, após cerca de sete anos parado, foi doado para o HCAA. A montagem do equipamento terminou em julho de 2018, pois, para a instalação, era necessário a construção de um bunker com medidas específicas para a radiação.